# Paulo Rebuli # Pratique Redação nº 8 Intolerância em Xeque

Aluno: Paulo Rebuli

Turma: Med 2

Tema: Intolerância em Xeque

Coletânea

A intolerância atrelada a infraestrutura social

A intolerância pode ser considera como um aspecto cultural de um povo. Essa, para alguns estudiosos, foi fundamental para a sobrevivência da humanidade, pois a aversão a pessoas e situações as quais não lhe seriam comuns teriam protegido os indivíduos de ameaças. Contudo, nota-se que o ser humano se adaptou de maneira a diminuir a intolerância, uma vez que sua principal consequência, a segregação, compromete o futuro da sociedade.

Pode-se observar através da história que a diversidade cultural foi um dos fatores que garantiram a sobrevivência da espécie. A difusão das primeiras invenções humanas, como a roda, ou de técnicas, como a agricultura e a utilização do fogo, só foram possíveis mediante a troca de informações entre os povos. Assim, torna-se evidente a importância do fluxo cultural entre diversas populações.

Entretanto, hoje, pode-se observar que a infraestrutura social coloca a intolerância em evidência. O capitalismo motiva a segregação no meio superestrutural uma vez que ele sustenta um modo de vida individualista onde os valores de propriedade privada se sobrepõem aos culturais. A intolerância com o pobre é um exemplo marcante disso. Esse, que poderia compartilhar suas experiências pessoais, ação que traria um enriquecimento cultural, é posto à margem da sociedade tendo suas informações desprezadas.

A atual infraestrutura social e a intolerância por ela gerada comprometem o futuro da humanidade. Sinais do meio ambiente que mostram a rejeição à intensa exploração humana já podem ser vistos. O desenvolvimento cultural deve ser soberano para que novas formas de adaptação ao meio possam surgir  garantindo a perpetuação do sucesso adaptativo. Para isso, uma mudança infraestrutural é inevitável.

About these ads

4 Comentários

Arquivado em Projeto Redação

4 Respostas para “# Paulo Rebuli # Pratique Redação nº 8 Intolerância em Xeque

  1. Vinicius Prezotti

    que isso hein, da pro Ibatiba colocar no livro dele!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s